Cinco motivos para que jornalistas utilizem a plataforma WordPress

Cinco motivos para que jornalistas 
utilizem a plataforma WordPreess

Até alguns anos atrás apenas programadores e pessoas com formação tecnológica, conseguiam fazer um site ou blog com recursos avançados. Mas essa história mudou para quem utiliza o WordPress como plataforma de Site ou Blog.
 
Hoje qualquer pessoa consegue desenvolver um site, blog, loja, seja básico ou até um grande portal utilizando o WordPress. 

O WordPress é uma plataforma gratuita, desenvolvida para criação de blogs mas que também é utilizado para criar sites com recursos avançados. Você cria vários “tipos” de sites (de jogos, downloads, lojas virtuais, etc.), e ainda instala vários Plugins (gratuitos), que adicionam ilimitadas funcionalidades ao seu site, tudo de uma forma muito simples.
 
Você pode fazer um site ou blog profissional em até 6 horas e começar a publicar imediatamente. Para isso basta fazer um bom Curso de WordPress e usar toda a sua criatividade a seu favor.
 
No mundo dos jornalistas e blogueiros, o WordPress vem ganhando cada vez mais espaço. A facilidade em customizar um site e “deixar ele com sua cara”, com plugins integrando redes sociais, YouTube, Pinterest, cada vez mais facilita a vida dos profissionais da comunicação que em grande parte tem que oferecer solução imediata, precisa e clara.
 
O WordPress depois de configurado só necessita que você preocupe-se com o formato da construção da notícia. Códigos html, CSScss, ficam em segundo plano. 

“Novas Práticas”

No coração desta nova onda, das plataformas da Internet, o WordPress se tornou o rei indiscutível para os jornalistas e blogueiros que procuram obter suas versões de notícias e opiniões para fora.
 
Abaixo cito cinco boas razões por que os jornalistas devem utilizar WordPress para transmitir sua mensagem: 

#1 – WordPress é uma ferramenta muito amigável. 

Você não precisa de muitos conhecimentos técnicos para começar e você sempre pode utilizar um tema básico de partida para construir um projeto.
 
O seu painel administrativo é algo lindo, realmente magnífico, fácil, intuitivo, alguns minutos operando ele você já consegue entende-lo por completo, além de algumas funcionalidades muito legais como upload de imagens múltiplas, opções para tablets e smartphones, enfim sua simplicidade e capacidade de se moldar as necessidades é algo indescritível. 

#2 – Estrutura e hierarquia de revisão e versões de textos. 

O WordPress tem por padrão um sistema de revisão e gravação onde você pode publicar as versões, melhorar ou reverter, salvar como rascunho onde só você visualiza como ficou, programar uma publicação para ser postada posteriormente e até montar uma estrutura hierárquica onde você pode ter autores, revisores e editores. Isso tudo sem precisar instalar um plugin ou configurar nada, realmente para jornalistas e editoras essa opção é incrível. 

#3 – O melhor para conseguir posicionamento no Google(SEO). 

SEO significa search engine optimization, em português (otimização para buscadores), e o WordPress possui em seu core e em seus plugins funcionalidades perfeitas para seu blog ou site conseguir um ótimo posicionamento no Google, e isso tudo você pode fazer de forma automatizada, depois de configurado você só precisa se preocupar com seus posts bem escritos e revisados, e poderá ver cada vez mais seus acessos crescendo graças a sua excelente engenharia de SEO. 

#4 – O mais fácil para integrar ferramentas de Monetização. 

Para um jornalista que vai manter um blog ou site, mesmo que seja por hobby, ideologia de vida, ou mesmo por lutar pelos direitos, se o seu conteúdo for de qualidade você pode ganhar um bom dinheiro com Adsense, programas de afiliados e vendas de produtos. E o WordPress tem plugins que integram facilmente essas ferramentas. Você continua se preocupando somente com seu conteúdo e deixa o WordPress cuidar de gerar uma receita mensal para você.
 
Somente para constar tem blogs que conseguem gerar receitas de mais de R$20.000,00 no Brasil, isso não é sonho nem ilusão. E o WordPress é um dos primeiros passos para chegar nesse resultado. 

#5 – Complementos são fáceis de utilizar e o seu site ou blog ganha um poder ilimitado. 

Você pode usá-los para adicionar um boletim de inscrição, uma chamada para newsletter, um feed Twitter, um feed Facebook, RSS, ou qualquer outra coisa que você tenha visto na internet e queira utilizar.
 
Os plugins são quase que ilimitados e na maioria dos casos gratuitos, quando pagos os valores vão a partir de $ 20 reais.
 
Um exemplo interessante é o plugin de tradução, onde se você fala mais de uma língua. Você poderá criar os textos em Português e Inglês, por exemplo, e “internacionalizar” o seu site ou blog de forma automatizada. Transmitir sua mensagem para o mundo inteiro, não é fantástico? 

Acredito que os jornalistas precisam se concentrar na mensagem e não nas ferramentas ou como as coisas funcionam e o WordPress é uma ferramenta que ajuda a chegar nesse resultado, depois do projeto montado ele se transforma em um carro onde o combustível são os textos e imagens que serão criadas, e com isso ele pode rodar o mundo inteiro e ainda remunerar seu frentista.

Nuno MP Souza
Clipware Produção, Publicação Ltda

(11) 5182-83789.8547-6604 (TIM) 9.4841-3685 (CLARO)
 
Facebook Twitter Google-Plus-1 Pinterest Linkedin YouTube Sites Wordpress

Deixe um comentário