O que você precisa saber antes de solicitar um orçamento para gráfica.
Ao solicitar um orçamento gráfico é bom manter sempre uma lista do que deve ser informado a gráfica. Isto requer um conhecimento das matérias primas e acabamentos que poderão ser utilizados. Quando você sabe o que está solicitando, pode economizar no preço, no tempo, no prazo e ter qualidade melhor. Isto irá facilitar o trabalho do orçamentista e com certeza, agilizar o seu orçamento.
Lembre-se!
Em muitos casos quando o material chega na gráfica é preciso parar para corrigir o orçamento, porque não foram dadas todas as informações necessárias. Na maioria das vezes, já foi dado o prazo de entrega e esta acaba atrasando ou o cliente não quer pagar o valor correto alegando não ter verba.
Vamos lá, o que deve ir na solicitação de orçamento:
1. Discrimine o nome da sua empresa, seu nome, endereço completo, CNPJ, Inscrição Estadual e CCM quando for o caso, site, e-mail, telefone (fixo, celular, WhatsApp ou Skype). Se possível, forneça as principais Mídias Sociais: Periscope, Twitter, FaceBook, LinkEdin ou GooglePlus;
2. Se tiver comissão (BV), indique quanto será;
3. Formato – Especifique as dimensões do impresso. Caso ele possua dobras, há necessidade de fornecer o formato aberto e o formato fechado. Exemplo: uma revista que possua o formato fechado 210 x 280 mm com uma dobra central. O formato fechado é 210 X 280 mm, e o aberto, 420 x 280 mm. É conveniente consultar o atendimento Margraf para saber qual o formato do papel utilizado para aquele serviço específico.
2. Número de lâminas ou número de páginas – Indique quantas lâminas de formato aberto tem o seu material. Lâmina é composto de 4 páginas e página é um lado do impresso. Exemplo uma revista com 20 páginas + capa será assim representado no orçamento 1 lamina de capa (4 páginas) + 5 lâminas de miolo (20 páginas). Caso tenha dúvida nesse item converse com o atendimento Margraf, que ele poderá ajudá-lo.
3. Cores de impressão – Informe o número de cores utilizado tanto na frente quanto no verso do papel. Daí vem a configuração utilizada: 1 x 1, 4 x 4, 4 x 2 cores. Não esqueça de informar sobre a utilização de cores especiais (escala Pantone) ou quadricromia (cores de escala padrão).
4. Tiragem – Estabeleça a quantidade de impressos desejados. Para impressos em offset, há uma economia de escala (quanto maior a tiragem, menor o custo unitário).
5. Acabamento – Existe uma variedade muito grande de acabamentos para o produto gráfico. Antes de especificá-lo, procure conversar com a Margraf para saber o mais conveniente ao seu produto. Usualmente são esses os tipos de acabamento mais freqüentes:
Lombada canoa: acabamento de grampos.
Lombada quadrada: tipo livro, com lombada reta, podendo ser colado ou costurado.
Dobra: número de dobras do impresso. Para papéis mais grossos, confira se há necessidade de vinco, para não “quebrar” na dobra.
Plastificação/Laminação: película aplicada ao impresso deixando-o com um aspecto brilhante no caso da plastificação brilho ou fosca no caso da laminação BOPP. Informe sempre em qual(is) face(s) do papel será aplicado.
Verniz: o verniz ultra-violeta (UV) pode ser aplicado em toda a área do impresso (total) ou ainda em áreas específicas (com reserva) em que se deseje ressaltar com brilho, tais como sua logomarca, uma foto, etc. Informe sempre em qual(is) face(s) do papel será aplicado e no caso do verniz com reserva o percentual da área a ser aplicada.
Corte especial: é aquele corte feito com facas de corte e vinco. Esse tipo de acabamento é sempre necessário quando o formato do impresso for irregular (cantos arredondados) e não puder ser feito em guilhotina (corte reto).